top of page
  • Foto do escritorMiraSado

Platalea Leucorodia (Colhereiro) 30 de Março de 2019


Platalea leucorodia (Colhereiro)

O seu bico em forma de colher cativa os mais curiosos, muitas das vezes com perguntas em tom de brincadeira: " Este só come sopa, não é?"

Pois bem, esta será uma das aves com um dos bicos mais formidáveis que pode ser visto um pouco por todo o País, nomeadamente na Reserva Natural do Estuário do Sado.

No passeio de hoje com uma família totalmente Ibérica (Portugal/Espanha) saltaram à vista várias espécies para cativar os mais novos mas para fazer vibrar os mais velhos também!

As nossas tainhas (Mugil cephalus) também deliciaram o passeio quando começaram a saltar junto à nossa embarcação! O som do motor faz com que estes peixes se movimentem rapidamente pela água provocando alguns saltos fora de água parecendo até "mini-golfinhos", dito pelos participantes do passeio de hoje.


Os nossos participantes destacaram várias espécies: o habitual Flamingo (phoenicopterus roseus), o corvo marinho (Phalocrocorax carbo), os pilritos de peito preto (Calidris alpina) e até mesmo o garajau grande (Hydroprogne caspia). Mas a composição corporal, a forma do bico e o facto de duas das observações desta espécie estarem anilhadas, o colhereiro (platalea leucorodia) ganhou pontos no dia de hoje.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page