top of page
  • Foto do escritorMiraSado

Tadorna tadorna (Pato- Branco)


Tadorna tadorna ( Pato branco) em pose de chamamento

Uma espécie da Ordem Anseriiformes e da família Anatidae, que se destaca pelo seu volume corporal branco, facilmente identificável à distância. O macho tem notáveis diferenças no seu volume corporal perante a fêmea e o seu monco vermelho no topo do bico junto à testa faz-se notar. Por vezes também é possível notar uma coloração diferente no zona escura da cabeça e pescoço, em que o macho tem mais contraste de preto e verde muito escuro e a fêmea com uma cor mais acastanhada mas muito escura ainda assim.

Uma espécie que na sua grande base populacional é invernante em Portugal sendo possível observar maiores concentrações dentro da Reserva Natural do Estuário do Sado a partir da 2ª quinzena de outubro até final de fevereiro. Mas nos últimos anos, a Tadorna tem vindo a fixar-se dentro deste espaço existindo alguns casais a nidificar, ou seja, já é observável durante todo o ano.

Um desses casais nidificantes na primavera de 2018 deu a possibilidade aos nossos visitantes de deslumbrar no início do verão, um pequeno bando resultante de um casal adulto com a sua prole de 8 juvenis. Os juvenis distinguem-se dos adultos através da frescura das penas onde as colorações mais escuras são mais acastanhadas dando para ver a diferença entre o castanho e o preto. A cabeça não é totalmente castanha ou preta, notando-se na zona junto ao bico uma divisão branca. Esta será a melhor forma de distinguir os juvenis dos adultos.

Início do verão 2018, casal de Tadorna nidificante e a sua prole de 8 juvenis.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page