top of page
  • Foto do escritorMiraSado

Tarambola-cinzenta (Pluvialis squatarola)


Estão registadas 4 espécies de Tarambolas em Portugal, porém, só duas delas são facilmente encontradas no outono/inverno Português: a Tarambola-dourada (Pluvialis apricaria) e a Tarambola-cinzenta (Pluvialis squatarola).

Vulgarmente chamada de "cabeçudo" (derivado ao volume da cabeça quando pousada e em alerta), por alguns populares das localidades das margens da RNES, a Tarambola-cinzenta ocorre durante quase todo o ano na RNES (ausências verificadas no mês de junho e julho), sendo a grande observação desta espécie a partir dos meses de Setembro a Fevereiro. Esta espécie nidifica na zona da Tundra Ártica.

Em 2019, começaram a ser avistados os primeiros indivíduos desta espécie a partir de dia 9 de Agosto, porém no dia 10 do mesmo mês já se estimou numa determinada área na RNES cerca de 100 indivíduos em dois grupos distintos.

São observados nesta fase os adultos ainda com a plumagem nupcial (1ª e 2ª ave da direita para a esquerda) e os juvenis com a plumagem de invernada (1ª ave a contar da esquerda para a direita).

De fácil observação, frequenta sobretudo áreas de sapal misturada com outras espécies de limícolas. A sua estrutura acinzentada não deixa grande margem para dúvidas no que toca à sua identificação, sendo também fácil de identificar em voo quando se faz notar a sua axila negra.


83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page